sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dashas, como usar a técnica (Parte II)

Quem não leu a primeira parte deste artigo, deverá fazê-lo para assimilar perfeitamente o que aqui explico.
Parte I deste artigo


Na primeira parte do artigo eu falei sobre os dashas em sua parte básica e as perguntas que devem ser respondidas pelo astrólogo para saber o que o período (dashas) promete. Muitos talvez não terão plenas condições de responder a tais perguntas ou se responderem, mesmo assim se não estiver familiarizados com a Jyotisha não saberão interpretar o significado de suas respostas.




Então vamos nessa segunda parte do artigo falar sobre cada pergunta e dar exemplos práticos de aplicação. Para os interessados a partir daí será fácil pegar o fio da meada e compreender perfeitamente a técnica.


1) Qual é o carácter natural do AD(antardasha), se é maléfico ou benéfico, e qual a idade (maturidade planetária) do AD ?


Por exemplo, Saturno, uma maléfico natural, dará sempre um período difícil. Se Saturno é um benéfico funcional, regente de uma boa casa, os resultados podem ser muito bom, no entanto para alcançar os mesmos, Saturno requer sacrifícios e obstáculos (queima de karma).
Se é Júpiter o regente AD (Antardasha), um benéfico natural, sempre vai trazer facilidades e sorte, mas se Júpiter é um maléfico funcional ou regente de casas maléficas, seu dasha poderá dar maus resultados, mas sempre chega-se feliz no final do período AD, pois Júpiter oferece facilidades e superação dos obstáculos.
Quanto a maturidade dos Planetas, tomemos como exemplo Marte, se o MD ou o AD ocorre antes dos 28 anos, os resultados que Marte trará serão indisciplinados ou "juvenil" pois não alcançou a idade adequada para agir com madurez dentro de suas características.


Cada Planeta amadurece em uma determinada idade.


Antes de sua maturidade, o Planeta dá expressão errática, os resultados são indisciplinados ou juvenil.Após sua maturidade, o Planeta é capaz de interações inteligentes e não é tanto problemático.


Maturidade dos Planetas:
Sol = 22 anos
Lua = 24 anos
Marte = 28 anos
Mercúrio = 32 anos
Júpiter - 16 anos
Venus = 25 anos
Saturno = 36 anos
Rahu = 48 anos
Ketu = 48 anos.
2) Qual ângulo entre o MD e o AD ?


Se o ângulo do Mahadasha (MD) para o Antardasha (AD) é favorável (5/9, 1/1, 1/7, 4/10) o período será em sua maior parte será próspero e feliz.
Se é um ângulo difícil (3/11, 6/8, 2/12) o período será de muitas lutas e dificuldades, o ângulo 3/11 não é tão difícil a não ser que os envolvidos sejam maléficos ou o AD ou o MD)


3) Posição no mapa natal do AD ?


Se o AD e senhor da casa 11 ou mesmo o MD o período será lucrativo.
Se um deles é senhor da casa 5 será indicativo de filhos ou felicidade com eles.
Ou seja de acordo com as casas que que Ad ou mesmo MD rege se deduz qual o assunto do preíodo.


4) Quais casas a partir da Lua que o MD é  regente e ocupa ?


Entenda-se por casa a partir da Lua como tomando-se o signo lunar como se fosse a primeira casa, suponhamos uma Lua em peixes, então essa seria a primeira casa, a casa de Áries a segunda, a casa de Touro a terceira e assim por diante.
Então suponhamos que o MD seja Júpiter e a partir da Lua Júpiter governa a casa 9 (uma casa de sorte), deduz-se que será um período de muita sorte, voltado aos estudos religiosas e probabilidade de viagens longas.


5) Nakshatra de MD e AD ?


Os efeitos das nakshatras são mais sutis.Indicam geralmente como podemos contar neste período com nossa condição espiritual, intuição e criatividade.
Exemplo: Suponhamos que o MD ou o Ad estejam em uma nakshatra pertencente ao regente da casa 10, indicará vocação na carreira ligada a nossas vocações naturais do espírito. Pode também indicar um emocional ou intuição em alta dentro da carreira naquele período.


6) Nos mapas divisionais (vargas) qual a posição de MD e AD ?


De acordo com a casa que o Planeta rege procurar no varga (mapa divisional) correspondente aquele tema qual casa ocupa, se está bem posicionado por signo e casa e daí filtrar como será o período para aquele assunto.
Exemplo: Suponhamos que o Ad ou MD seja a Lua, que rege a casa 7 (casamento), o divisional indicado a ser consultado é o Navamsa (mapa divisional do casamento), veja qual casa a Lua ocupa e rege no Namvamsa, se ela rege casa maléficas no Navamsa o período apontará para problemas na vida a dois.


7) Por onde transita MD, AD, Saturno e o eixo Rahu-Ketu ?


Os trânsitos que tem impactos verdadeiros e sentidos de forma intensa são os trânsitos dos Planetas ativados pelos dashas (MD e AD), Com excessão de Saturno que tem sua influência própria nos trânsitos independente de estar ativo ou não. Além dos nodos lunares (Rahu e Ketu).
Os Planetas rápidos como Lua, Sol, Vênus, Mercúrio seus efeitos são pouco perebidos nos trânsitos a não ser que esteja ativados pelos dashas.
No entanto se Planetas mais lentos como Júpiter ou Marte aspectam (principalmente a conjunção) com Planetas pessoais de nosso mapa natal (Lua,Sol, Vênus ou Mercúrio) haverá um efeito sentido.


Qualquer dúvida ainda restar sobre este artigo basta perguntar através dos comentários do blog que estarei a disposição para responder.
Jai Hanuman !

2 comentários:

  1. muito bom Tony, obrigado por compartilhar conosco.
    por favor, uma pergunta: é possível prever quando a pessoa encontrará alguém e se casará, e se vai ter filhos?

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/