segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tutorial Jagannatha Hora



Tutorial Jagannatha Hora


Este programa de astrologia Hindu (Jyotisha) é totalmente grátis e bastante completo, considerado melhor do que muito programa do gênero e que seja pago.


Neste tutorial introdutório ao JH (Jagannatha Hora) você aprenderá como instalar e fazer seus primeiros mapas astrais (kundali).



Primeiramente você deverá acessar a página de download do fabricante através deste endereço:
http://www.vedicastrologer.org/jh/


Existem quatro arquivos que você deverá baixar para uma pasta do seu computador, os arquivos são os da imagem abaixo:


Após baixar os quatro arquivos você deverá seguir a sequência de instalação, primeiramente instalando o arquivo jh_base_install.zip, após esse arquivo instalado, instale o jh_update.zip, depois o jh_atlas e finalmente o jh_ephen.


Após instalar todos esses arquivos seu programa de astrologia hindu estará completamente funcional.


Agora vamos aprender a fazer o primeiro mapa com o JH, abra o programa através do ícone em sua área de trabalho e verá uma tela como esta:




Observe que o programa quando você clica em "new" não lhe dará opções de colocar os dados de nascimento, pois quando se clica em new ele atualizará o mapa para o dia e horário atual, para você criar um novo mapa deverá clicar em "edit", após isso clique em "birthdate", abrirá uma nova janela onde você deverá inserir os dados como esta abaixo:




Então você irá preencher com os dados que deseja, geralmente sua data de nascimento. Em "City name" você deverá escrever a cidade em que nasceu e após isso clicar em "rest of the World", se sua cidade estiver no banco de dados aparecerá em "Search result", fique atento porque muitas coordenadas (latitude e longitude) não condizem com a realidade, clique na "setinha" onde apareceu sua cidade e veja se encontre as coordenadas corretas, caso encontre selecione-a, caso contrária necessário se faz o preenchimento manual das coordenadas: Time zone, Longitude, Latitude...


Se você não sabe as coordenadas de sua cidade poderá consultar usando o site abaixo:
http://www.mapsofworld.com/lat_long/brazil-lat-long.html




Ou qualquer outro site que dê essa informação.


Após gerado o mapa você terá muitas informações importantes usadas na astrologia. O mapa escrito "rasi" é seu "mapa natal", embaixo dele temos o navamsa, que é um dos mapas divisionais. Caso você deseje ver outros mapas divisionais basta clicar com o botão direito do mouse sobre o mapa Navamsa (por exemplo) que lhe dará opções de ver vários outros mapas e informações. Se você não tem muita experiencia com a astrologia indiana sugiro que tenha seu foco no mapa rasi, que é o mapa principal, conforme o desenvolvimento do blog ensinarei outras funcionalidade do programa.


Dentro do programa JH existe uma barra de botões, o programa geralmente abre no "basics" e ao lado do mapa rasi tem toda informação básica sobre seu mapa, descrevendo cada Planeta, o signo que se encontra, a nakshatra (estrela) que cada Planeta está, em que "pada" e etc...


Para descobrir em que Dasha (período planetário) você está vivendo atualmente basta clicar em "Dasas", escolha a data atual que lhe dará o MD (mahadasha), após isso filtre a data para novamente a atual e o programa lhe informará qual AD (antardasha) você está. Além do MD e do AD existem outros dashas mas aconselho não usá-los inicialmente pois dependem da precisão de seu horário de nascimento e sua influência é mais sutil.


Os dashas servem para você saber quais Planetas estão ativos atualmente em seu mapa astral, uma ferramenta importante para se fazer previsões quando estiver mais familiarizado com a astrologia indiana.


Se gostou deste tutorial peço que compartilhe para que outras pessoas possam aproveitar também este artigo, faça isso por um dos botões abaixo.


Jai Hanuman !

10 comentários:

  1. Onde se coloca o nome do cliente no mapa?
    Se o programa nos dá a opção de localizar nosso dimicílio, seria necessário editá-lo para o Brasil?

    ResponderEliminar
  2. Arlene, não se coloca o nome no mapa.(dentro do gráfico);

    A edição deve-se ao fato de que muitas cidades estão preenchidas com as coordenadas erradas, tem que prestar atenção nesse fator. Estando certo, não há necessidade de edição.

    ResponderEliminar
  3. Tony como faz quem nasceu no horário de verão ? Diminui uma hora ?

    ResponderEliminar
  4. porque el resultado de este software es diferente al software maitreya, sería que perdi la configuración, Ayuda, omtatsat

    ResponderEliminar
  5. Esse aplicativo pode ser instalado em célula?

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Como ver a posição das estrelas fixas?

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/