quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Escorpiana Mocidade Independente de Padre Miguel


Este artigo foi escrito pelo meu amigo Osmar Filho, baseado na astrologia ocidental, mas digno de ser publicado aqui pela beleza do artigo e pela abordagem astrológica.

A Escorpiana Mocidade Independente de Padre Miguel
Nascida sob o céu de 10 de novembro de 1955, a escorpiana Mocidade Independente de Padre Miguel está passando, desde 4 de outubro passado, pelo seu segundo "retorno de Saturno", processo que chegará ao ápice quando a escola completar 58 anos de vida, em 2014. (O primeiro retorno de Saturno de qualquer pessoa é em torno dos 29 anos, época marcante para muitos).

Anos 2010: Saturno em Escorpião
(A necessidade de mudanças na estrutura)
Saturno é um dos planetas mais temidos. Quando se fala em "Retorno de Saturno", alguns interessados em astrologia tremem... Na verdade, apesar de representar todo tipo de restrição e limitação, o planeta dos anéis é, no mapa de qualquer pessoa, de qualquer evento, instituição ou cidade, o significador das estruturas, de tudo o que se sustenta nas adversidades, de tudo o que permanece e resiste ao tempo. Saturno é a permanência do que serve e a destruição do que não serve. Ele é a grande peneira pela qual todos temos de passar no caminha da vida, em direção à maturidade. Saturno são as nossas responsabilidades! Nestes próximos 2 anos e meio, a Mocidade deverá jogar fora o que não serve em sua estrutura ou sofrerá a dura lição da foice saturnina.
Na verdade, todos nós seremos atingidos por esse trânsito, em alguma área e em algum momento de nossas vidas. E mais na verdade ainda é que o carnaval organizado pela Liesa está a cada ano mais próximo das cinzas da quarta-feira que do brilho do domingo e da segunda-feira... Acredito que o trânsito de Saturno em Escorpião representará o fenecer de uma estrutura e o obrigatório renascer de um outro estado. Como disse, Saturno é um planeta que representa, astrologicamente, os limites e as estruturas. Mas o que significa ele estar passando por justamente o signo da Mocidade, Escorpião? E no que isso interessa a nós torcedores e apaixonados amantes dessa escola?
Anos 70 e 80: Escola de marcantes transformações
A Mocidade não apenas tem o Sol (identidade) em Escorpião, mas também outros dois planetas importantíssimos para sua expressão: Mercúrio (logística, organização) e Saturno (estrutura). Escorpião é o signo da sobrevivência, do limite entre a vida e a morte, das paixões arrebatadoras e do apego a tudo que se transforma. Escorpião é o destruidor, aquele que força e realiza mudanças! Ninguém passa ileso diante dos temas de Escorpião. Escorpião é tudo de que não podemos fugir. As marcas da escola sempre foram a ousadia, a coragem e a transformação. Fomos e sempre seremos a escola portadora das transformações. Nossas marcas no carnaval carioca não se apagaram, essa é a nossa identidade. Inventamos a paradinha, nossa Bateria é internacionalmente conhecida por sua história, inovamos em carnavais criativos e marcantes como Ziriguidum 2001... até hoje lembrado.
Anos 1990: "Eu tô em todas". O aguilhão levantado
“Quem não se lembra do lindo cantar do Uirapuru?”, perguntava o samba de 1990 ao afirmar “Vira, virou: A Mocidade chegou!” O refrão daquele samba soava como uma ameaça às outras escolas. Com o aguilhão levantado, a Mocidade expunha sua sorrateira ferocidade, pinçando o título e mais tarde o bicampeonato. Não esquecer é uma marca do signo de Escorpião. Chamados pelo senso comum de “vingativos”, os escorpianos na verdade são fortes recordadores, e ao se lembrar da própria história e expor sua identidade, a escola se sagrou definitivamente entre as grandes.
A força da água (“Eu to em todas/ Eu tô no ar/ Eu to aí/ Eu tô até na liquidez do abacaxi”) nos remete também a Escorpião, signo das águas mais profundas. Até mesmo o refrão do samba nos lembra uma atitude escorpiana “Não quero nem saber... as águas vão rolar”. E “não querendo saber”, a Mocidade fez transbordar seu poder transfigurador na avenida, marcando para sempre na memória de muitas pessoas a imagem daquele feto dentro do globo, nos lembrando, linda e poeticamente, de que todos somos filhos da Terra.
Outra característica escorpiana da Mocidade Independente de Padre Miguel é sua apaixonada (e apaixonante) torcida, umas das maiores do Rio de Janeiro. Os admiradores da Mocidade não torcem pela escola por mera circunstância ou modismo. Quem está com a Mocidade está por um amor que não consegue explicar, que não visa a mensurar, por uma fidelidade da qual não se vê livre. A Mocidade é uma doce escravidão, um doce vício, um veneno que cura, pois circula em nossas veias na dose certa.
Anos 2000: Minha Mocidade Guerreira
Finalizando este artigo, vale a pena lembrar os símbolos que acompanham o signo de Escorpião. O 8º signo do zodíaco, regido por Marte, deus da guerra, representa toda e qualquer luta pela sobrevivência. Seus nativos jamais esmorecem. Mesmo que tenham de baixar às partes mais profundas e difíceis de sua existência, os escorpianos tendem ao retorno triunfal e sorrateiro, ressurgem à noite, durante o sono tranquilo dos que desdenham de sua força.
A águia já representou, na roda zodiacal, este signo. E sabemos do que a águia é capaz, em busca de renovação: ela perde as penas, quebra o próprio bico, esconde-se na mais alta montanha, para voar, após ter penas novas, sobre as antigas tempestades.
Se a Mocidade ouvir os conselhos do velho Saturno, se reestruturar, se lembrar de suas origens e daquilo que fez tanta beleza em sua história, não terá motivo algum para temer, pois a força sempre esteve concentrada em seu coração e no aguilhão guerreiro em punho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/