domingo, 7 de abril de 2013

Usando Arudha Lagna Para Prever Vida Financeira


Os “arudhas” usados amplamente no Jyotish são comparados a um espelho ou  uma imagem de um objeto, no nosso caso são as “imagens” das diversas casas astrológicas (bhavas) em determinadas casas que estão feitos através de cálculos para determinar suas posições
.
Dos arudhas mais conhecidos e utilizados sem dúvida é o “Lagna Arudha” ou seja, o arudha do Lagna (da casa 1, casa ascendente), mas podemos usar de todos os arudhas de todas as casas para fins de previsões, os arudhas servem como ferramenta de apoio as previsões vistas no mapa, para refinar determinadas previsões.


Acho desnecessário aqui ensinar como calcular cada arudha de cada casa, já que o software que indicamos neste blog faz todo o serviço (vide o artigo; tutorial)
De qualquer forma se deseja saber calcular manualmente o arudha lagna (AL) existem diversos sites que ensinam vocês podem aprender de forma simples e conhecer um pouco mais sobre arudha lagna lendo o artigo do meu amigo Guilherme Alvez em seu blog: AQUI

 Como esse meu artigo tem como objetivo apenas ensinar a relação do arudha lagna com previsões financeiras, nos limitaremos neste assunto.

Existem diversas posições e configurações tomando por base o AL (arudha lagna) para se saber da vida financeira de determinados indivíduos. Primeiramente vamos identificar o arudha lagna nos mapas através do software JH (aquele mesmo do link tutorial acima). Após gerar e abrir o mapa da pessoa, você deverá procurar a inscrição “AL” dentro das casas como mostrado na figura abaixo;


Identificado o AL, contaremos 11 casas a partir dele para ver como a pessoa ganha suas finanças conforme as configurações abaixo;

Se a 11º casa a partir do AL está ocupada por Planetas ou aspectado por Planetas o nativo será feliz financeiramente, sendo que a ocupação na maioria das vezes é mais forte que os aspectos. Se for um benéfico que está se relacionando com a décima primeira casa do AL o dinheiro virá através de meios justos e honestos, no entanto se é um maléfico que se relaciona com a casa o dinheiro virá por meios questionáveis, se ambos influenciam e se relacionam com a dita casa então o dinheiro virá as vezes por meios dignos e outras através de transações ilícitas.

Se o Planeta que está ocupando ou relacionando-se com a casa em questão está dignificado (exaltação, domicílio, moolatrikona ou signo amigo) haverá abundância de ganhos.

Vide abaixo a tabela de Exaltação e Debilitação dos Planetas: (Clique na tabela para ampliar)

Os Planetas que influenciam a décima primeira casa a partir do AL são prenúncios de prosperidade e indica os meios/fontes que vem esse dinheiro.

Por que a décima primeira casa é usada para ver essa questão?

A casa 11 é chamada de Labha Bhava (casa dos ganhos), então Planetas ai colocados mostram como a imagem do lagna (AL) influenciará a vida das pessoas nesse sentido.
Não basta essa informação para ver toda a vida financeira da pessoa analisada, mas já é uma grande ajuda nas previsões destas questões, a fonte de renda deve ser vista da seguinte forma:

1- Deve-se saber o que cada Planeta significa (karaka) e através de seus karakas obtêm-se informações valiosas. EX: Se é Júpiter que influencia a casa 11 do AL, os ganhos podem vir através de sacerdócios, ensinos (professor), crianças, se é Vênus quem influencia poderá vir através de modas, joias, artigos de beleza e etc...

2- Deve-se conhecer os charakarakas dos Planetas ou o que eles representam temporariamente de acordo com o mapa analisado, se o Planeta é um Darakaraka (representa a esposa ou parcerias) e este Planeta ocupa a casa 11 do AL os ganhos poderão vir através da esposa ou parcerias. O software usado nesse blog também mostra qual charakaraka cada Planeta representa no mapa como você vê na imagem abaixo:



3- Upagrahas também podem influenciar a fonte de renda, Gulika ou Mandi na casa 11 a partir do AL pode mostrar ganhos através de materiais tóxicos ou químicos.

4- Outros arudhas (padas) colocados na casa em questão mostram ganhos relacionados aos assuntos que tais arudhas representam, o arudha da casa 3 (A3) na décima primeira casa do AL pode indicar ganhos através de irmãos, de vizinhos, de comunicação e etc...

Um Planeta exaltado ou debilitado geralmente indicam ganhos altíssimos. Se o Planeta está domiciliado indica ganhos médios assim como em signos amigos, mas se está em signo hostil a renda será abaixo da média.
A décima segunda casa é chamada de Bhava Vyaya que significa “Casa das perdas”, essa casa mostrará a natureza das despesas de um indivíduo, usando-se o mesmo critério da análise da casa 11 a partir do AL., então se mais Planetas ocupam a décima segunda casa do AL do que a casa 11, haverá mais despesas do que ganho.

Para essa questão de perdas x ganhos deve-se também observar o Ashtakavarga, se a pontuação no ashtakavarga for superior na casa 11 do que na 12 haverá mais ganhos que despesas.
Sobre o uso do Ashtakavarga você poderá ler nosso artigo neste mesmo blog AQUI.

Espero que tenham compreendido o assunto e aprendido a usar mais essa ferramenta da astrologia indiana, minha intenção com o blog é fazer as pessoas analisarem seus próprios mapas ensinando técnicas, assim cada interessado pela astrologia poderá ir se aperfeiçoando e conhecendo melhor seus próprios mapas ou de amigos e conhecidos. Se restarem dúvidas quanto a este assunto podem mandar suas dúvidas pelos comentários que responderei a todos na medida de meu conhecimento.

Jai Hanuman.

6 comentários:

  1. Tony, e o A11 e sua colocação, o que significaria?


    E outros arudhsz na 11 de AL, também tem significado?

    ResponderEliminar
  2. Olá Lu, quando a segunda pergunta sua a resposta etá no texto, no ítem 4

    "4- Outros arudhas (padas) colocados na casa em questão mostram ganhos relacionados aos assuntos que tais arudhas representam, o arudha da casa 3 (A3) na décima primeira casa do AL pode indicar ganhos através de irmãos, de vizinhos, de comunicação e etc..."

    Já a primeira pergunta pretendo responder em artigos próximos, falando dos demais arudhas.

    Jai Hanuman !

    ResponderEliminar
  3. "Para essa questão de perdas x ganhos deve-se também observar o Ashtakavarga, se a pontuação no ashtakavarga for superior na casa 11 do que na 12 haverá mais ganhos que despesas." ¿Te refieres a la 11 desde el Lagna o desde el AL ?

    ResponderEliminar
  4. Meu Arudha Lagna é a Lua em Gêmeos (Punavarsu Nashatra). A 11a. Casa em relação ao Arudha está em Peixes (Revati Nakshatra) e é ocupada pelo Sol. O que quer dizer? Terei Boa fama?

    ResponderEliminar
  5. Se a Casa 11 a partir do AL estiver vazia significa fracasso financeiro?

    ResponderEliminar
  6. Muito Bom!!! Continue a publicar porquer estou aprendendo muito com seu blog, e vou compartilhar seus artigos!!!!

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/