sábado, 26 de maio de 2012

Debilidades dos Planetas


   Muitos estudantes de astrologia clássica, seja ela Jyotish ou ocidental sabem diferenciar quando um Planeta está em debilidade ou em dignidade, isso é bem fácil de ser observado através das várias tabelas que os antigos nos deixaram em seus escritos. a tabela que usamos neste site é apresentada logo abaixo, difere em alguns pontos das tabelas do ocidente e também há algumas divergências nas tabelas de algumas linhas hindu de astrologia, mas é a que melhor se adapta ao nosso sistema e portanto de maior confiabilidade para o estudante ou o astrólogo:



Tabela de dignidades e debilidades planetária: (click na imagem para ampliar)


   Note que a tabela acima mostra a relação dos Planetas nos signos e também sua "amizade" ou "inimizade" com outros Planetas, temos outras debilidades que devem ser observadas, como a combustão por exemplo. A combustão é assim qualificada quando um Planeta está no mesmo signo em que está o Sol, no entanto se a distância entre o referido Planeta e o Sol for muito grande, tal efeito é praticamente anulado. Quanto mais próximo do Sol mais o Planeta está aflito por essa proximidade, uma distância superior a 15º do Planeta em relação ao Sol é pouco sentida como combustão.

   Até aqui acho que ficou tudo muito claro e explicado para todos, agora você já sabe como identificar em seu mapa as debilidades e dignidades dos Planetas. Mas o problema maior  é "o que fazer com essa informação?"


Como este artigo trata exclusivamente de debilidades, manteremos o foco nesse ponto. Vamos supor que você tenha encontrado Marte em Câncer em seu mapa, de acordo com a tabela você observou que essa posição é uma debilidade para Marte, mas o que ela representa na prática ? 


Marte representa coragem, irmãos, ousadia, acidentes, cirurgias, cortes e diversas outras palavras relacionadas ao Planeta Marte. quando debilitado essas características e domínios de Marte ficam comprometidas.

Mas não pense você que por toda a vida sofrerá acidentes, por toda a vida terá perda ou brigas com seu irmão e por toda a vida será um covarde ou arredio a disputas e brigas em geral.
 O mapa astral não funciona como pensam os modernos astrólogos psicológicos. Uma posição planetária ou uma configuração astrológica não está "ativa" todo o tempo na vida do nativo, na maioria das vezes as configurações astrológicas estão inertes, como se os Planetas estivessem "dormindo", no entanto através de certos gatilhos poderão "acordá-los" e tais Planetas provocarem o evento prometido.

Chamamos esses "acordar" de um Planeta como "gatilhos", tais gatilhos ativam o Planeta e este do sono passa a estar alerta e por fim provoca o evento que lhe pertence.  Um dos principais gatilhos que ativam os Planetas são os "Dashas" (períodos planetários), existem diversos tipos de dashas mas, o mais usado é  "Vimshottari", todos programas de astrologia informam em qual período do Vimshottari dasha você está vivendo, para isso você deverá instalar um dos programas de Jyotish em seu computador, caso não tenha nenhum ainda instalado, o mais usado é o JH (Jaganatha Hora) que você poderá aprender como instalar e usar suas funções básicas clicando AQUI

   Continuando nossas observações sobre as debilidades planetárias e agora que você já sabe identificar quais essas debilidades, já sabe identificar quais Planetas estão ativados pelo Vimshottari dasha ficará mais fácil interpretá-los no mapa astral (Rasi) e saber em que período eles irão provocar o evento, disparar o "gatilho" por assim dizer.

   Os Planetas tem afinidades e representa diversos assuntos de acordo com sua natureza, tais representações ou significadores são chamados entre nós de "karakas", então sabemos que Marte é karaka de coragem, irmãos, acidentes e etc...  Os outros Planetas também tem seus próprios karakas, como por exemplo: Júpiter é karaka de professor, mestre, riqueza, dinheiro, religiosidade... Vênus é karaka de prazeres mundanos, conforto, luxo, cônjuge e etc... E assim acontece com os demais Planetas.

   Observamos que todos os Planetas mostram traços comportamentais e de personalidades, mas juntos com tais traços de personalidade eles mostram e provocam "eventos" e tais eventos é que mais nos interessam, pois é a utilidade básica da verdadeira astrologia: revelar o futuro e não apenas saber como nos relacionamos ou como somos interiormente.

   Voltando ao assunto Marte em debilidade, sabemos que é uma pessoa que não gosta de adentrar-se em disputas, brigas, que muitas vezes tem pavio curto, não por ser apta a brigar e sim por não saber como brigar, ficam estressadas e se aborrecem antes do tempo ou sem necessidade. Pois Marte representa também a lógica e debilitado, fora de seus domínios, perde sua lógica com facilidade. Mas o que de maior importância tem em Marte debilitado não são esses traços de carácter e sim os eventos de sua natureza que ele poderá proporcionar.

   Marte está ali, representando irmãos, cirurgias, acidentes, com o gatilho de seu "revólver'" pronto para disparar, então você percebe que Marte entrou em seu período (dasha) e o "tiro' de Marte será disparado. Esse tiro poderá provocar acidentes com o nativo, mortes do nativo ou do irmão, brigas violentas com o vizinho, enfim irá depender de sua força na debilidade e dos assuntos que rege na carta astral. (rasi).

   De uma forma geral, organizamos uma pequena lista de eventos que podem ocorrer com cada Planeta debilitado, conforme podemos ver abaixo, divididos em traços de caráter e gatilho de eventos:

Sol - Desgostos tristeza profunda (traços de caráter)
Sol - Coloca o pai, filho ou marido em problemas (eventos)


Lua- Falta de paz interna, tensão mental (traços de caráter)
Lua - Coloca a mãe ou esposa em riscos, provoca insanidade mental (eventos)


Mercúrio - Tensão nervosa, stress. (caráter)
Mercúrio - Provoca paralisia (eventos)


Marte - Agressividade, covardia, apvio curto (Caráter)
Marte - Acidentes, lesões, cirurgias (eventos)


Vênus - ciúmes e frieza (Caráter)
Vênus - Doênças do cônjuge, perda de conforto.(eventos)


Júpiter - Egoísmo, ant-social, imoralidade (Caráter)
Júpiter - Perda de riquezas (eventos)


Saturno -Melancolia, falta de ânimo (Caráter)
Saturno - Doenças.


Rahu - materialismo excessivo, falta de moral e de ética (Caráter)
Rahu - Mudanças bruscas e indesejáveis, acidentes, quedas.(eventos)


Ketu -Falta de vigor e coragem para lutar pelo próprio sustento (caráter)
Ketu - Miséria, grandes perdas, doênças crônicas (evento)

   Bem, se você chegou até aqui tenho certeza que aprendeu muita coisa e já está até apto a prever determinados eventos através das cartas astrais. Costumo falar que a astrologia se aprende com a prática, como um idioma qualquer, quanto mais se pratica, mais perfeito irá se tornando, conforme interage com os mapas uma relação mais estreita entre você e a astrologia estabelece e as interpretações vão ocorrendo de forma mais natural.

   Neste artigo você aprendeu a conhecer as debilidades dos Planetas, quando os eventos irão acontecer, mas falta ainda saber a intensidade desses eventos. Continuando com nosso Planeta Marte do exemplo, sabemos que ele pode provocar acidentes, mas que grau de intensidade será esse acidente ? Pode provocar desde um corte sem complicações na testa por exemplo até uma batida violenta de um automóvel.
   Para saber a intensidade do evento temos que observar outros fatores, que são diversos como o uso do Ashtakavarga e de gocharas (Trânsito) e também o chadbala (força do Planeta) pois ele pode estar em debilidade mas não quer dizer que esteja fraco.

   Quanto mais forte está um Planeta, maior a probabilidade de provocar o evento relacionado a ele. Em próximos artigos, para não tornar esse mais longo do que já está falaremos sobre ashtakavarga e chadbala.

   Ainda uma outra observação a ponderar é saber se o Planeta é um maléfico funcional ou não, se ele está deblitado, com força e por fim é um maléfico funcional desencadeará um evento de proporções drásticas e notáveis em termos físicos.

   Então por fim deixo para visualização a tabela que de acordo com seu ascendente mostra quais são seus Planetas maléficos e benéficos funcionais, sempre lembrando que os Planetas tem e mantém suas qualidades intrínsecas (benéfico e maléfico natural), mas de acordo com o ascendente (lagna) essa mesma natureza intrínseca "ganha" determinadas qualidades negativas de acordo com sua natureza e quando ativados por também serem maléficos ou benéficos funcionais.

Tabela Maléficos e benéficos funcionais de acordo com o Lagna: (click na imagem para ampliar)



    Se gostou dê um "curtir" aí em baixo ou compartilhe o artigo no botão compartilhar no topo do artigo.

Jai Hanuman ! Jai Sri Ram !

2 comentários:

  1. Excelente artigo meu caro Tony! Estou voltando a estudar Jyotish.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, esclareceu diversas coisas. Nunca olhei a astrologia por esse ângulo. Muito Obrigada.

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/